Projeto Literando
JUSTIFICATIVA
O ato de ler é extremamente importante. Lê-se em todos os lugares, percebem-se muitas mensagens escritas, avisos, etc. Mas o que se percebe é que as pessoas lêem mas na sua grande maioria não conseguem entender o que leram. Uma prova disto é o índice cada vez mais baixo nas avaliações externas. O que levou-nos a pensar em (relacionar) criar um mundo mágico da leitura na Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos.
Partindo deste pressuposto espera-se encontrar o apoio de todos os segmentos da escola juntamente com a equipe técnica, para que consigamos ampliar a visão de tempo, do espaço e do vocabulário oral e da produção escrita, além de oportunizar o envolvimento e a liberdade de expressão corporal e verbal dos nossos educando, desenvolvendo ainda a autonomia e criatividade para que tenham condições de atuarem como cidadãos participativos de seu tempo histórico.
O tema abordado diz respeito à prática dos educadores no processo de leitura e escrita no mundo da literatura infantil e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores nos educandos.
OBJETIVO GERAL
Investir no potencial dos nossos educandos, oferecendo-lhes a oportunidade de adentrarem nas histórias do passado e presente de modo a desenvolver-lhes o senso crítico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Leitura para ampliação do vocabulário e da criatividade;
-
Formação de leitores;
-
Possibilitar um aprendizado espontâneo e prazeroso;
-
Estimular a atenção, a percepção e as reflexões tão necessárias no processo de ensino e aprendizagem;
-
Estimular os leitores a serem futuros contadores para as turmas menores
METODOLOGIA
-
Aulas interativas com as obras e autores pela internet;
-
Leitura orientada, respeitando a faixa etária dos educandos;
-
Conto em roda de leituras variadas pelos professores;
-
Dramatização e interpretação oral das histórias ouvidas na biblioteca;
-
Re-leitura, por meio da escrita em sala, com o auxílio dos professores regentes;
-
Elaboração de livro de poesias, com apoio da técnica da biblioteca, supervisoras, professoras de artes e professoras regentes e CSPTECs;
-
Criação de painel retratando a leitura realizada;
-
Produção de livro de pano, contendo a ação criativa dos nossos educandos;
-
Cada turma terá um dia específico para juntamente com a professora regente irem até a biblioteca. Em sala um aluno a ser escolher irá falar sobre o livro lido ou a história ouvida e depois todos farão a ilustração da história e (re) escrita da mesma de acordo com o entendimento de cada aluno.
RECURSOS
-
Laboratório de informática ( computadores, data show, caixas de som, internet);
-
Biblioteca (livros variados);
-
Sala de vídeo (TV, DVD, multshow);